A Casa do Olival e o Cavalo Puro Sangue Lusitano

Criação, Ensino e Venda, Cobrições e Semen


A Casa do Olival dedica-se à criação do Cavalo Puro Sangue Lusitano, utilizando preferencialmente como Garanhão de linhagem Veiga, desde de 2005, o PSL de nome TRIGO, de cor palomina e ferro do Dr. Pedro Ferraz da Costa. Ao TRIGO foi já atribuído o título de Reprodutor Recomendado **** na disciplina de Equitação de Trabalho.

Este Cavalo é descendente dos muito conhecidos OPUS 72, MINUTO e NOVILHEIRO e indo mais ás suas origens, dos não menos famosos Sultão e Pincelim de Mestre João Nuncio.

Hoje, alem do TRIGO, utiliza-se e comercializa-se Semen de mais 3 Reprodutores P.S.L. :
- VOEJO (JGR), de cor lazã, Estoiro (BF) por Zico (MMV) X Coca (OGC) por Maravilha (MV), com crias nascidas desde 2012.
- CHAMARIZ dos CEDROS (CQD), de cor baia, Unico (SDR) por Oriente (SS) X Rifa (CMM) por Fogoso (JGB), com crias nascidas desde 2014.
- HABIL (CCZ), Castanho, Peralta dos Pinhais (LEM) X Romeira (HB) por Galan (CFR), Aprovado com 72,5 Pts.

A éguada  é caracterizada por possuir, marcadamente linhas Veiga e também Andrade, tendo nas suas ascendências, entre outros, Rico/Hostil, Trigo, Peralta dos Pinhais, Quixote, Maestro, Xaquiro, Opus 72, Novilheiro, Herodes/Distinto, Boca-Negra, Bailador, Vidago, Firme, visivel nas páginas de Genealogias.

A Casa do Olival, alem do Ensino, cedo e em boa hora se dedicou à Equitação de Trabalho, com o seu cavalo TRIGO, que montado por J. D. Rafael, veio a obter logo no 1º ano de competição desportiva (2009), a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional, no escalão de Cavalos Debutantes e o 1º lugar na Taça de Portugal.

Após a passagem pelo Escalão de Consagrados em 2010 e 2011 com 1 Medalha de Bronze e outra de Prata, transitou para o Escalão de Masters. Neste Escalão do topo da Equitação de Trabalho, alcançou os titulos de Campeão Nacional / Medalha de Ouro, nos anos de 2012 e 2013.

Integrando a Selecção Nacional obteve os titulos por Equipas de Campeão (Medalha de Ouro) da Europa em Italia (2013) e do Mundo na Austria (2014) e Individualmente Vice-Campeão (Medalha de Prata) do Mundo em 2014.

Já com Vasco Mira Godinho coinquistou os Titulos de Campeão Nacional Masters (Medalha de Ouro) nos Anos de 2015, 2016 e 2017, assim como o 1º Lugar no Viena Masters de 2016. Sagram-se ainda Campeões da Europa (Medalha de Ouro) Individual e por Equipas, em Munique 2016.

Na nossa Equipa Desportiva contamos hoje, alem do TRIGO, com o HABIL (CCZ) na Disciplina de Dressage já com excelentes desempenhos, tendo sido Aprovado como Reprodutor PSL (72,5 Pts). Da Criação da Casa do Olival, destacamos agora os Jovens Ladino do Olival (3º Lugar na ExpoEgua 3 anos - 2017) (Chamariz dos Cedros X Daniunha por Satelite) e o Marafado do Olival (Açucar do Pinheiro X Estrela do Olival por Trigo) e o Nobre do Olival (Rubi AR X Estrela do Olival por Trigo), nos quais depositamos enormes esperanças. A estes juntou-se o JOIO (JNJ) (Riopele X Esteva por Incrivel) Medalhado com a PRATA na FNC-2017 nos Modelos e Andamentos de 3 Anos.


E estamos de olhos postos no futuro, aguardando pelo desempenho das novas crias...
 
                                          ... na procura do aperfeiçoamento da raça.