A Casa do Olival e o Cavalo Puro Sangue Lusitano

Criação, Ensino e Venda, Cobrições e Semen


A Casa do Olival dedica-se à criação do Cavalo Puro Sangue Lusitano, utilizando preferencialmente como Garanhão de linhagem Veiga, desde de 2005, o PSL de nome TRIGO, de cor palomina e ferro do Dr. Pedro Ferraz da Costa. Ao TRIGO foi já atribuído o título de Reprodutor Recomendado **** na disciplina de Equitação de Trabalho.

Este Cavalo é descendente dos muito conhecidos OPUS 72, MINUTO e NOVILHEIRO e indo mais ás suas origens, dos não menos famosos Sultão e Pincelim de Mestre João Nuncio.

Hoje, alem do TRIGO, utiliza-se e comercializa-se Semen de mais 3 Reprodutores P.S.L. :
- VOEJO (JGR), de cor lazã, Estoiro (BF) por Zico (MMV) X Coca (OGC) por Maravilha (MV), com crias nascidas desde 2012.
- CHAMARIZ dos CEDROS (CQD), de cor baia, Unico (SDR) por Oriente (SS) X Rifa (CMM) por Fogoso (JGB), com crias nascidas desde 2014.
- GUADIANA CANICEIRA (HCI), de cor Isabel, Altivo (SQT) por Riopele (SC) X Tulipa (HCI) por Lidador (RC), aprovado com 71,25 pts.

A éguada  é caracterizada por possuir, marcadamente linhas Veiga e também Andrade, tendo nas suas ascendências, entre outros, Rico/Hostil, Trigo, Peralta dos Pinhais, Quixote, Maestro, Xaquiro, Opus 72, Novilheiro, Herodes/Distinto, Boca-Negra, Bailador, Vidago, Firme, visivel nas páginas de Genealogias.

A Casa do Olival, alem do Ensino, cedo e em boa hora se dedicou à Equitação de Trabalho, com o seu cavalo TRIGO, que montado por J. D. Rafael, veio a obter logo no 1º ano de competição desportiva (2009), a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional, no escalão de Cavalos Debutantes e o 1º lugar na Taça de Portugal.

Seguiram-se em 2010 e 2011, ja no escalão de Cavaleiros Consagrados, as Medalhas de Bronze e Prata, e os 2º e 3º lugares na Taça de Portugal. Transitando em 2012 para o escalão de Masters, veio a conquistar o titulo de Campeão Nacional, que revalidou em 2013, com nova conquista da Taça de Portugal.

TRIGO, integrando a Selecção Nacional Portuguesa, com J.D. Rafael, veio tambem a conquistar o titulo de Campeão da Europa e do Mundo, por equipas, em 2013 (Italia) e 2014 (Austria), respectivamente, assim como o de Vice-Campeão do Mundo, individual em 2014.

Em 2015 e 2016 TRIGO com Vasco Mira Godinho, conquistam a Taça de Portugal e a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional de ET; masters, alem de Torneios Internacionais.

Em Maio de 2016, em Munique, este Conjunto sagra-se Campeão da Europa de Equitação de Trabalho, Individual e por Selecções.

Em 2011 testou-se linha de Unico (SDR) por Oriente (SS) por Faraó (JHC) com os exemplares Chamariz dos Cedros (CQD), (Unico X Rifa por Fogoso), Dom-Fafe dos Cedros (CQD), (Unico X Urhze por Hostil), Fidalgo (CJL) (Unico X Rainha, irmã plena do Sol) e Ganhador (CJL) (Unico X Xiqueira, de linhas Estoiro e Xaquiro).

Hoje já temos de criação da Casa do Olival, im poldro, o Ladino do Olival (Chamariz X Daninha) com um muito interessante potencial desportivo e crias dos PSL PERALTA dos PINHAIS (LEM), AÇUCAR do PINHEIRO (PG) por SOLAR dos PINHAIS, RIOPELE (SC), ALTIVO (SQT) e RUBI (AR).


E estamos de olhos postos no futuro, aguardando pelo desempenho das novas crias...
 
                                          ... na procura do aperfeiçoamento da raça.